edições anteriores

III SELitdias 17, 18 e 19 de agosto de 2016

Do direito à literatura às funções da literatura: perspectivas de abordagem no atual contexto

“Do direito à literatura às funções da literatura: perspectivas de abordagem no atual contexto” foi o tema do SELit 2016. O que se esperou, com esta proposta, é que pudessem ser congregados os diferentes estudos desenvolvidos pelos alunos do Programa, a partir de distintas formas de abordagem do objeto literário e pelo debate de projetos realizados por pesquisadores(as) de outras universidades.

Ao mesmo tempo, a programação contemplou a diversidade de modos de ler a literatura, legitimando as diferenças como algo desejável e bastante produtivo, sejam elas relativas aos gêneros (estudos de prosa, poesia, teatro, interface com outras linguagens) e/ou às vertentes teórico-críticas de abordagem (filosófica, histórico-sociológica, com tendências ao estruturalismo, estudos culturais). A diversidade da programação, que buscou atingir diversas frentes, contribuiu significativamente para a formação dos alunos e difusão da pesquisa na área de Letras, dando ênfase ao papel social e político que a literatura pode e deve desempenhar no atual contexto, porque é um direito, e porque ensina que a resistência encontra, no literário, um lugar privilegiado.

O evento contou com duas conferências, uma palestra, três mesas redondas, quatro minicursos, 12 sessões de comunicação, oito mesas debatedoras de projetos de pesquisa (26 projetos no total), além de painéis de apresentação de trabalhos de Iniciação Científica. Essa programação foi distribuída ao longo de três dias de evento. Foram, ao todo, 13 convidados de diferentes universidades: três da USP, um da Unicamp, um da Unifesp, dois da UNESP São José do Rio Preto, um da Mackenzie, um da UNB, um da PUC-RS e um da UFU. Participam, portanto, convidados de quatro diferentes estados do Brasil, de oito universidades diferentes, públicas e privadas, representando as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país e o que há de mais atual (e arrojado) nas reflexões sobre os estudos literários. Assim como nos anos anteriores, o evento seguiu sendo gratuito.

  • Para conferir outros detalhes e mais informações sobre a terceira edição do Evento, clique aqui.

II SELitde 18 a 20 de novembro de 2015

Entre a teoria e a crítica: mobilizando diferenças

A programação completa da edição de 2015 pode ser visualizada aqui.


I SELitde 29 a 31 de outubro de 2014

Confira aqui as informações sobre a primeira edição do SELit.

Anúncios